Parece que os dias de glória do aplicativo SOL estão chegando ao fim, mas isso não é notícia ruim, pelo contrário.
Quem já acompanha meu canal no Youtube sabe que me foquei nos três pilares da atual geração de MOD para o Assetto Corsa:
- CM (Content Manager)
- CSP (Custom Shaders Patch)
- SOL (é SOL mesmo, não é sigla)
Os dois primeiros, irei explicar rapidamente o que são, mas o SOL vou aprofundar um pouco mais pela relevância.
- CM: é uma interface de interatividade e inicialização para o Assetto Corsa. Através desta interface é possível, por exemplo, ter muito mais carros e pistas do que o jogo originalmente suporta.
- CSP: Inicialmente concebido como um simples shader. A definição básica de shader, no conceito 3D, é algo que controla sombras e padrões de cores. Acabou se tornando o ponto central nas grandes mudanças que hoje ocorrem no Assetto Corsa, desde a simulação de dia/noite, chuva, melhoramentos gráficos e até mesmo na física - há tempos deixou de ser apenas um "shader patch".
- SOL: Baseando-se no descritivo disponível no Discord oficial do aplicativo (https://discord.gg/fM8zVzP), SOL é um sistema de simulação de clima para o Assetto Corsa/shader patch. Ele é uma implementação ao WeatherFX.
O WeatherFX faz parte do pacote Custom Shaders Patch e traz novos recursos gráficos ao Assseto Corsa, tais como:
- Novas nuvens (posicionamento livre, mapas de normalização e luz de fundo)
- Nova neblina (melhor adaptação, sendo possível alterar a densidade)
- Novo sol (alteração de tamanho e gráficos melhores)
- Sistema solar completo (lua, planetas, mapa completo de estrelas)
- Novo sombreador (shader) para o céu (variação de cores muito mais realistas)
- Ciclo de 24 horas entre dia e noite
- Seleção livre de qualquer data / hora
O SOL utiliza todas estas funções e traz adicionalmente:
- Alteração dinâmica de clima nas corridas
- Clima personalizado forçado (para efeitos de screenshots)
- 32 climas pré definidos
- Calibragem automática de auto exposição, para uma imagem consistentemente perfeita a todo momento
- Poluição noturna (via configuração de luzes da pista)
- Filtros de pós processamento são otimizados também para configurações de 3 telas (graças a Dirk Steffen)
- Outras funcionalidades variadas
Então, o que podemos ver é que o SOL torna a coisa dinâmica e desempenha um papel fundamental na imersão do jogo, mas depende invariavelmente do CSP para funcionar adequadamente. E vem sendo assim durante todos estes anos de aprimoramento e refinamento.
Como o CSP passa constantemente por ajustes, o SOL também precisa ser modificado para se adequar aos novos padrões e recursos oferecidos pelo CSP, o que traz problemas e instabilidade invariavelmente. E é neste sentido que Peter Boese iniciou o desenvolvimento do Pure. Para tornar o aplicativo mais independente, se desvinculando quase que completamente do CSP. Para isso, o Pure passa a trabalhar com AE (do inglês, auto-exposure ou seja auto-exposição) no lugar do ângulo do sol e intensidade da luz, como é hoje no SOL.
Abaixo, uma tradução rápida da explicação dada por Peter Boese sobre o conceito, disponível no manual incluído no pacote de instalação do Pure:
Atualmente os scripts de efeitos de clima, como o SOL, são feitos para ficarem bonitos com o pós processamentos conhecidos.
Eles são balanceados para exposição estática. Isto torna as coisas muito mais fáceis para adicionar novos recursos, mas pode se tornar muito complicado mais à frente.
Na situação atual do AC/CSP, temos estas coisas tão desejadas como cenários noturnos com luzes adicionais.
Mas para mostrar estas coisas, fazemos adaptações atrás de adaptações, para fazer com que pareça ok à noite ou durante o dia.Agora, baixamos as luzes do CSP para que fiquem com o nível correto durante o dia. Isto funciona para a maioria das pistas.
Mas e se tivermos túneis na pista? Num túnel, o nível de luz é praticamente 0. Então o CSP deveria aumentar a intesidade por completo, mas nós baixamos o nível da luz durante o dia. Então, precisamos de uma adpatação extra. Se um carro entra num túnel, precisamos aumentar as luzes novamente.É aí que o Pure muda as coisas fundalmentalmente. Com o Pure não há mais ajustes de luzes. Isso é possível porque luz do sol e luz do ambiente são muito mais fortes, consequentemente as luzes do CSP são mais fracas durante o dia.
Mas agora precisamos ajustar a exposição, o que seria um comportamento natural! No mundo real, precismaos nos adaptar à diferentes luzes, também.
Então, para horários diurnos, a exposição é muito menor do que no crepúsculo and horários noturnos.Devido a um melhor manuseio de auto-exposição (AE, do inglês auto-exposure) nas novas versões do CSP, podemos usar a AE muito melhor do que antes.
Peter Boese Manual "What's The Difference"
Consegui um controle muito bom de AE para o Pure.
No momento em que escrevo este artigo, a versão do Pure é 0.19.. Encontra-se num estágio bem básico sem nuvens ou poluição noturna, por exemplo, porém já utilizando o conceito fundamental: livrar-se da luz como fonte a focar-se em auto exposição. Para ter acesso a esta versão, que é classificada como "early access" nível "tech preview", é preciso assinar o Patreon de Peter Boese, ou seja, há um custo envolvido. Não há um valor mínimo, sendo que o sugerido são 5 dólares e também não é necessário manter a assinatura mensal, pode pagar uma vez, baixar e experimentar qualquer versão que venha a ser disponibilizada nos 30 dias de validade da assinatura - se optar por não renovar, você poderá continuar a usar o que baixou, mas não terá mais acesso a atualizações futuras. Sendo assim, neste momento, eu pensaria mais em um incentivo a Peter Boese do que um valor para o aplicativo, pois este ainda traz pouquíssimos recursos e não uma mudança radical em termos de gameplay. Também acredito que mais à frente, quando houver uma versão mais estável, o aplicativo será distribuído gratuitamente para todos.
Acesse o Patreon de Peter Boese para baixar a versão early access de Pure: https://www.patreon.com/peterboese
Após baixar o pacote, vamos utilizar o CM para nos dar apoio à instalação, que é bastante simples (muito parecida com a instalação do SOL):
1 - Abra o CM, acesse o menu Settings -> Content Manager -> General -> Assetto Corsa folder e clique no botão Open. Isso irá abrir a pasta onde o Assetto Corsa está instalado.
2 - Abra o pacote de instalação do Pure. Acesse a pasta MODS -> Pure 0.19
3 - Selecione o arquivo e as duas pastas, clique e arraste para a pasta de instalação do Assetto Corsa (aberta anteriormente pelo CM). Confirme a sobreposição de pastas e arquivos;
Pronto, você já instalou. Agora, vamos habilitar o Pure no jogo:
1 - Volte ao CM e acesse o menu Settings -> Custom Shaders Patch -> Weather FX. Troque Weather script para Pure;
2 - Ainda no CM, acesse o menu Settings -> Assetto Corsa -> Video. Troque o Post-Processing para Pure.
Nos filtros de pós processamento, é possível ver que há 3 novas opções:
- Pure: simula o que a lente de uma câmera mostraria;
- PureEYE: tenta simular o que os olhos humanos veriam;
- PureHDR: otimizado para monitores HDR.
Feito, agora é entrar em qualquer corrida e experimentar a novidade. Conforme comentei acima, não espere uma experiência totalmente inovadora como é, por exemplo, com o sistema de chuva do CSP. O aplicativo ainda está numa fase bastante inicial, muito a ser feito, corrigido, implementado e ajustado.
No meu canal do Youtube, publiquei um vídeo a respeito do Pure
Conto com a colobaração costumeira de todos na divulgação do aplicativo e, claro, do canal do Youtube e deste site, para que possamos atingir o máximo de pessoas possível.
Deixe seu comentário, o que achou do artigo, da novidade e se você também experimentou, o que está achando até agora.
Baixe o 7Zip para descompactar arquivos 7z: https://www.7-zip.org/download.html
Download de Content Manager: https://assettocorsa.club/content-manager.html
Download de versões do CSP (Custom Shaders Patch): https://acstuff.ru/patch/
Patreon do Ilja para baixar o CSP com modo chuva incluído: https://www.patreon.com/x4fab
Discord do CM e CSP: https://discord.gg/Z2FDzZ88
Download do SOL: https://www.racedepartment.com/downloads/sol.24914/
Patreon do Peter Boese, desenvolvedor do SOL/Pure: https://www.patreon.com/peterboese
Discord do SOL/Pure: https://discord.gg/fM8zVzP
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