ATUALIZAÇÃO ÀS 13:00h.: Detalhes no fim do artigo - Clique em Leia Mais.... O Sol 2.1 foi lançado semana passada, recém saído do forno, e já foi lançada hoje a versão 2.1.1. Na verdade ela veio para corrigir alguns bugs da versão 2.1 e tornar automáticos recursos que serão incluídos no CSP 1.75.
É preciso instalar ao menos o CSP 1.69, Peter Boese (desenvolvedor do SOL) recomenda a instalar o CSP 1.72 ou superior!
Apenas 2 versões alpha foram necessárias para colocar a 2.1.1 como mais recente e oficial. Vale lembrar que as versões alpha estão publicadas aqui no nosso site inclusive. Assim como em sua predecessora, destacam-se os seguintes pontos:
SOL não é responsável pelo sistema de chuva no Assetto Corsa, quem faz isso é o Custom Shaders Patch o qual ainda está em fase de desenvolvimento e está disponível apenas para assinantes Patreon do Ilja (desenvolvedor do Custom Shaders Patch). Acesse o Patreon do Ilja através deste link: https://www.patreon.com/x4fab/ . O SOL tem toda a interface preparada para controle avançado de sistema meteorológico, o que inclui obviamente, o sistema de chuva em desenvolvimento. No momento, o Assetto Corsa não tem nenhum sistema de chuva disponível gratuitamente. Mais informações sobre o novo sistema podem ser encontradas neste link: https://www.zpeed.com.br/videos/41-novo-sistema-de-chuva-em-pre-alpha
Está sendo produzido um vídeo mostrando a instalação/atualização do SOL 2.1 e suas novas funções - aguarde...
Inicialmente, foram identificados alguns problemas que podem ocorrer durante a configuração ou utilização. Abaixo observações e sugestões de soluções:
1 - Não é possível selecionar o SOL no menu de Weather FX:
Apague o arquivo weather_fx.ini em steamapps\common\assettocorsa\extension\config e reinstale o Custom Shaders Patch no Content Manager em Settings -> Custom Shaders Patch -> About & Update
2 - Cores opacas ou com aparência de inverno/outono:
Na verdade isso não é um erro, é um recurso, chamado de "season adjustments" (ajustes de estações do ano). Com o CSP é possível mudar a textura das pistas para outras cores. Há um problema no CSP nas versões entre a 1.30 e 1.38, onde as texturas parecem muito mais escuras que o normal. Isso foi corrigido no CSP 1.39.
O Content Manager usa a data atual para sessão de corrida. Se for inverno onde a pista está localizada, as texturas mudarão para parecer como se estivessem cobertas de neve ou mato queimado pelo gelo.
A solução para isso é bem simples, basta mudar a data do evento/corrida para outra que represente verão. Por exemplo, nos EUA o período de verão/calor vai de Junho a Outubro, então definir qualquer data neste período irá normalizar as texturas. Esta mudança deve ser feito na Menu Drive do CM:
ou, diretamente no jogo, abrindo o menu lateral, selecionando o aplicativo de Sol_Weather e escolhendo a data:
3 - Filtros de pós processamento do SOL:
__Sol
É o filtro padrão (default). Você consegue mudar todos os parâmetros do Sol. Este filtro tem uma exposição estática, a qual está adaptada para o período do dia. O filtro tem um balanço de cores neutras.
__Sol_Extra
O filtro tenta fornecer uma exposição otimizada para todas as situações. Usa auto exposição personalizada. Luzes de reflexo e emissivas do CSP são otimizadas dinamicamente para o dia e luz noturna. O filtro também adapta o balanço de cores para cada situação de luz.
__Sol_Extra_Reinhard
É um clone do __Sol_Extra. Este trabalha com o mapeamento de tom Reinhard. O objetivo é ter menos contraste em tons médios e altos.
__Sol_FakeHDR
Um filtro para monitores com imagens muito brilhantes. Usa o SDR dinâmico e emula alguns efeitos HDR.
__Sol_color_neutral_Linear
Este filtro representa as cores com uma precisão de 98%, se um ângulo de 45° do sol for utilizada. Ele usa o mapeamento de tom linear para alcançar esta precisão. Portanto, cores brilhantes serão cortadas (efeito clip).
__Sol_color_neutral_Sensitometric
Este filtro usa mapeamento de tom sensitométrico. Peter Boese percebeu que um gama apropriado geraria cores neutras para uma variedade de situações. Em tons altos (>220) irá comprimir, evitando assim o corte de cores (efeito clipping).
4 - Personalizar o SOL dentro do jogo:
Você pode personalizar o Sol usando o aplicativo Sol_config, localizado no menu lateral:
5 - Sol_config e Sol_weather não aparecem no jogo:
Abra o arquivo
C:\Users\XXXXXXXXXX\Documents\Assetto Corsa\cfg\python.ini
e adicione isso:
[SOL_CONFIG]
ACTIVE=1
[SOL_WEATHER]
ACTIVE=1
A interface dos aplicativos do SOL mudou bastante, e um destaque vai para a seleção de clima dinâmico, que foi totalmente reformulada tanto em aparência quanto em sua forma de configurar. Mais a respeito disso será tratado no vídeo em andamento.
É altamente recomendável utilizar o uninstall.bat, sendo que esta recomendação não se aplica a quem constantemente atualiza as versões beta do SOL. Isso se deve ao fato de que os arquivos de conteúdo de clima necessitam ser removidos.
Aos desenvolvedores de filtros (PPFilter): por gentileza, leia a documentação inclusa "Sol 2.1 Custom Config changes.pdf" - é imprescindível seguir as instruções da documentação para que o filtro funcione adequadamente.
Changelog completo:
- python: fixed UI class
# fixed handling with hide/show elements
- python: fixed a bug in sol_interface.py
# if communication is slow, a very rare condition was called. That code stops Sol Planner.
- app: Sol Planner 1.1
# fixed a bug with wrong "evening" and "sunset" calculation
# Wiper control is now hidden, if Sol Planner shows "...is not running"
# fixed "not possible to scroll" in save/load dialogs
# added CM weather button
# tweaked wiper speed/rain amount automation
- core: removed ambient brightness boost with overcast
- core: fixed a bug in fog graphics. It caused an error when switching performance presets in Sol_config.
- gxf ambient light: tweaked ambient light with __overcast and __badness modulator
- skydome: tweaked look with __overcast modulator
- filter: adapted CSP lights multiplier calculation
- filter: added interior AE prediction
# an optimal AE interior multiplier is predicted out of the car's interior and exterior AE mulitplier
# use SOL_filter__predict_interiorAE() in a custom config to get this value
# look in __Sol_Extra custom config for an example
# only working with CSP 1.75p8 or higher
- audio: added wiper sounds:
# only working with CSP 1.75p8 or higher
# added speed- and friction-based sound modulation
- PPFilter/custom config: __Sol_Extra, __Sol_Extra_Reinhard
# added interior AE prediction for better interior AE in cars with very small windows (prototypes)
# only working with CSP 1.75p8 or higher
# some small tweaks to overcast influence on Autoexposure and contrast
- controller "2.1", tweaked humidity and fog progression of drying process
- controller "2.1", switched to rainWater to force rainFX to load (road has some small puddles, but no rain anymore)
- files: updated Sol 2.1 install guide.pdf
# added a hint to use non-user folder on page 10
# recommended reflections settings
- files: added "How it works - AC CM CSP Sol.pdf"
ATENÇÃO! Instale o SOL manualmente SEMPRE. Leia o manual de instalação que acompanha o pacote.
Atualização de correção de bug para situação de clima fechado "Badness" (chuva forte, tempestade, por exemplo) - Changelog:
- gfx ambient: fixed too bright ambient light with "badness"
- gfx fog: fixed too dark horizont color with "badness"
- filter: adjusted "sun_brightness_link" for badness (this will bring a good brightness with bad weather)
Baixe o beta 2.1.2:
Discord oficial do SOL: https://discord.gg/fM8zVzP
Patreon do Peter Boese: https://www.patreon.com/peterboese
Download de versões do CSP (Custom Shaders Patch): https://acstuff.ru/patch/
Discord do CSP: https://discord.gg/bdZeRWKXqH
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